BEM-VINDO

Se não mudarmos de direcção, é provável que fiquemos na direcção que estamos...

" Sorte é o que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade"










ESTRATÉGIA

Enquanto o Mundo gira em direcção ao próximo milénio, tanto os cidadãos como as empresas se interrogam acerca daquilo que nos espera. Não se trata apenas de mudança, mas também da constatação de que a mudança esta a aumentar de ritmo...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Arte de Descobrir e Desenvolver oportunidades e de tirar partido delas! !!

Enquanto Jovem a viver na Suécia, no período que se seguiu à segunda Guerra mundial, Kamprad, observou que, devido aos preços altos, muitas famílias jovens tinham dificuldade na compra de mobílias para o lar. O preço era alto porque a qualidade era boa, mas também os retalhistas trabalhavam com margens de lucro elevadas e não entravam em concorrência uns com os outros. Os jovens tinham de suportar as prestações com juros altos ou comprar mobílias importadas, de qualidade inferior. Kamprad imaginou uma maneira de oferecer mobílias de boa qualidade a preços substancialmente mais baixos. A sua estratégia de diminuição de custos assentou na combinação de cinco factores de redução.
▼Para conseguir preços mais baixos do fabricante, a sua cadeia de retalho comprava ou encomendava em grandes quantidades.
▼As mobílias eram desenhadas em módulos e saiam da fábrica em embalagens compactas, com custos de transporte muito inferiores.
▼Os clientes viam as mobílias montadas em salões de exposição, faziam as suas escolhas, localizavam-nas nos armazéns, pagavam e levavam-nas para casa, poupando as despesas de entrega
▼Os clientes montavam as mobílias em casa, poupando os respectivos gastos ao fabricante e ao armazenista.
▼As lojas IKEA trabalhavam com margens baixas e grandes volumes, em contraste com o típico lojista do sector que trabalhava com margens altas, mas ganhava pouco.
O esquema permitiu que a IKEA vendesse a preços 20 % inferiores aos da concorrência e não deixasse de gerar grandes lucros….

Sem comentários:

Enviar um comentário